domingo, 7 de abril de 2013

Religião: Movimento quer divulgar o exemplo deixado por Chico Xavier



Esta semana, Chico Xavier estaria completando 103 anos. Morreu aos 92 anos, em 30 de junho de 2002, mas o seu legado e sua lembrança permanecem muito vivos.

Seus amigos e conterrâneos de Pedro Leopoldo começam a divulgar o roteiro Caminhos de Luz Chico Xavier, que percorre sete locais que fizeram parte da vida do médium na cidade mineira.

A ideia não é mitificar ou divinizar a figura humana de Chico Xavier, mas divulgar seus exemplos de solidariedade, compaixão e respeito pelas diferenças, seu maior legado. Percorrer lugares onde o médium Chico Xavier nasceu, viveu, trabalhou e psicografou os primeiros livros em Pedro Leopoldo.

O objetivo é refazer uma trajetória de simplicidade onde o homem Francisco viveu sua infância, criou sólidos laços de amizade, despertou para a doutrina espírita e iniciou uma jornada de serviço e amor ao próximo que só terminaria com sua morte. ...

A iniciativa cabe à Fundação Cultural Chico Xavier. “O trajeto é relativamente curto e pode ser feito a pé ou de carro. Contempla os pontos fundamentais de sua jornada em Pedro Leopoldo”, explica Jhon Harley Marques, colaborador no Grupo Espírita Scheilla e na Casa de Chico Xavier, atuante no movimento espírita de Pedro Leopoldo desde 1980 e presidente do Conselho Curador da Fundação Cultural Chico Xavier.

Marques ressalta que o trabalho da fundação tem sido o de divulgar a vida e obra de Chico Xavier pelo viés da cultura. “Entendemos que o homenageado não pertence somente ao movimento espírita. Basta observar que em um país de formação historicamente católica, Chico foi eleito o ‘mineiro do século’ e o maior brasileiro da história.

Falar em Chico Xavier é falar em ética, solidariedade, compaixão e respeito pelas diferenças”, afirma o curador.
Por Ana Elizabeth Diniz - (transcrito do jornal O Tempo)
Fonte: Tribuna da Imprensa - 07/04/2013 - Via Sombra

Reproduzido por: joseny lopes 07.4.2013

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial