quinta-feira, 23 de maio de 2013

SIM: Dilma indica jurista Roberto Barroso para vaga no Supremo


Dilma indica jurista Roberto Barroso para vaga no Supremo

Foto: Divulgação - Arquivo Notibras
Foto: Divulgação - Arquivo Notibras

A presidente Dilma Rousseff indicou o advogado constitucionalista Luís Roberto Barroso para o Supremo Tribunal Federal (STF). Barroso vai ocupar a vaga do ex-ministro Carlos Ayres Britto, que deixou o tribunal em novembro de 2012. 
O novo ministro é professor de direito constitucional e procurador do estado do Rio de Janeiro. “O professor Luís Roberto Barroso cumpre todos os requisitos necessários para o exercício do mais elevado cargo da magistratura do país”, diz nota divulgada pela Presidência.
A indicação de Barroso será encaminhada ao Senado Federal, onde o futuro ministro passará por sabatina.
Barroso é o quarto indicado por Dilma para o Supremo Tribunal Federal – os três primeiros indicados por ela foram os ministros Luiz Fux, Rosa Weber e Teori Zavascki.
Barroso ganhou projeção nacional devido à atuação no Supremo em vários processos de repercussão. Ele defendeu o ex-ativista político italiano Cesare Battisti, as uniões estáveis homoafetivas, as pesquisas com células-tronco embrionárias, a interrupção da gestação de fetos anencéfalos e a proibição do nepotismo. Em todos esses casos, as teses de Barroso saíram vitoriosas.

joseny lopes 24052013
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial