terça-feira, 4 de junho de 2013

SIM: COLUNA NOS BASTIDORES DA POLÍTICA COM CELSON BIANCHI – A VOZ DA VERDADE

COLUNA NOS BASTIDORES DA POLÍTICA COM CELSON BIANCHI – A VOZ DA VERDADE

 Nos Bastidores da Política é um Quadro semanal e traz para os ouvintes, leitores e eleitores as particularidades e as informações ocultas do Poder.O Quadro vai ao ar todas as terças-feiras das 7:00 às 8h da manhã na FM 104,1 Brasília e das 8:05 às 8:25 na Paranoá FM 98,1.

Apresentação: Celson Bianchi- A voz da Verdade

Nota do ridículo

Se já estava beirando o ridículo a resposta dada pelo Secretário da Copa do Mundo no DF, Claudio Monteiro, sobre o valor cobrado a título de empréstimo do novo Mané Garrincha, a última nota divulgada ontem pela Comunicação Social da Copa acabou por enterrar de vez a tentativa de virar a página deste assunto. No afã de culpar o governo anterior Claudio Monteiro se valeu de um decreto de 2008 para justificar os 4 mil  apenas recebidos pela cessão do estádio. Esqueceu-se, no entanto, que este era o valor do aluguel do fusca de antigamente e não da Ferrari em que se transformou o Mané Garrincha, como denominou Claudio Monteiro para justificar os 1,6 bilhão de reais gastos. Daí bastava um pouco de atenção do secretário da copa, para solicitar ao Governador Agnelo que editasse novo decreto alterando os preços da cessão do estádio para colocá-los mais perto daquilo que o novo estádio vale ou deveria valer. Se não o fez é porque concordou com o preço estabelecido no decreto, o que torna ridículo o propósito de colocar a culpa no governo passado. Um ridículo tão grande quanto o lucro de milhões embolsado com um jogo realizado às nossas custas.

Pesquisa I

Uma pesquisa de intenção de votos tem sacudido os bastidores da política de Brasília.  A coluna teve acesso aos dados. O levantamento está nas mãos da maioria dos políticos da capital. Alguns comemoram os bons números, já outros ligaram o sinal de alerta. Pelos números apresentados uma coisa é certa: a disputa para todos os cargos eletivos será bem acirrada. A pesquisa cujos custos foram divididos entre políticos e empresários do Distrito Federal começa a mexer com a posição eleitoral de partidos e políticos do DF.

Pesquisa II

Mas os números que tem chamado mais atenção é a pesquisa que se refere à sucessão do governador Agnelo Queiroz.  Os ex-governadores Joaquim Roriz e José Roberto Arruda aparecem como líderes em quase todos os levantamentos. Questões judiciais, no entanto, podem impedir a dupla de concorrer a qualquer cargo. Mesmo impedidos o poder eleitoral que os dois juntos possuem pode ser decisivo na eleição majoritária.

Pesquisa III

Se Roriz atua para fazer de sua filha Liliane uma possível carta na manga para uma composição majoritária, até porque sua candidatura não depende apenas de vontade pessoal, mas de uma definição judicial cujos resultados, principalmente nos tribunais superiores, são imprevisíveis, já que no julgamento de 2010 o Supremo Tribunal Federal acabou ficando em cima do muro, com o resultado empatado. Para alguns isto significou pode candidatar-se, mas a desistência precoce para lançar sua esposa Weslian acabou nos retirando o capítulo final da Suprema Corte que pode vir agora em 2014.

 Pesquisa IV

Mesmo a definição de sua filha caçula na política para uma posição majoritária não depende apenas da vontade do ex-governador, pois o PSD, partido que abriga Liliane, não está sob o controle do ex-governador, mas da dupla Rogério Rosso e Gilberto Kassab, e não garantiu em que lado vai estar e muito menos se interessa assumir uma posição majoritária e se tal posição seria dada de bandeja para a integrante do clã Roriz.

Ele está bem

Já Arruda vem lutando com todas as forças para sobreviver até o período eleitoral e por sobreviver entenda-se escapar de uma possível condenação por órgão colegiado do poder judiciário, onde responde a ações penais e de improbidade. Seus advogados comeram mosca e deixaram o ex-governador ser condenado pela obra de reforma do ginásio Nilson Nelson, cujo valor gasto em 2008 corresponde a meio por cento do que se gastou até agora para fazer o novo Mané Garrincha.

Jogo de Azar

Além disso Arruda ainda luta contra a ação movida pelo Ministério Público que deseja retirar-lhe os direitos políticos por ter realizado o jogo Brasil e Portugal para inauguração do Bezerrão sem licitação. Ora, este é o típico caso de atirar sem enxergar o alvo, pois o jogo aconteceu, foi transmitido para mais de 250 países, estiveram presentes Cristiano Ronaldo e Kaká, número 01 e 02  do mundo e foi fator fundamental para alavancar a candidatura de Brasília como sede da Copa do Mundo, o que está trazendo para o DF investimentos de mais de 10 bilhões.

Bem na fita

Cláudio Abrantes, que agora é do PT, certamente ficou animado com os números dessa pesquisa.  No levantamento ele aparece como um dos prováveis puxadores de votos do partido. Na espontânea, Abrantes é citado 1,2% dos entrevistados. Já na estimulada, os números são mais animadores ainda. Sua densidade eleitoral chega à casa dos 2,6%.  Lembrando que a pesquisa ouviu cerca de três mil pessoas em todo o Distrito Federal.

Bem avaliados na CLDF

No quesito avaliação, a deputada distrital Eliana Pedrosa (PSD) é a campeã. Seguida por Dr. Michel (PEN), Chico Vigilante (PT), Olair Francisco (PTdoB), Agaciel Maia (PTC) e Cláudio Abrantes(PT).  Isso mostra que a população não é leiga como muitos pensam.

Para Federal

Para deputado federal, Agaciel Maia figura com ótimas chances. O parlamentar está entre os seis mais bem colocados nas intenções de voto.  Eliana Pedrosa, Arlete Sampaio, Chico Leite e Rogério Rosso um pouco mais atrás lideram esse levantamento. 

Para o Senado

Já para o Senado, a disputa fica restrita a esses nomes: ao deputado federal Reguffe, a distrital Eliana Pedrosa e ao secretário de Habitação, Geraldo Magela.  Lembrando que, as maiores discussões estão em torno dessa vaga. A disputa para o Senado pode decidir a vida de muitos políticos e candidaturas.  Afinal se Gim Argello pode deixar tudo por uma vaga de Ministro do TCU, a forma como esta questão vem sendo pautada, coloca a candidatura de Gim na boca dos concorrentes que não cansam de dizer, como mui amigos que são, a sua desistência de concorrer a novo mandato para virar ministro.

Renovação de deputados

Se a tendência dessa pesquisa se confirmar até 2014, uma brusca renovação se aproxima na Câmara Legislativa e na Federal.  A renovação nas duas Casas pode chegar aos 80%. Isso anima muita gente que está de fora e quer entrar. Moral da história: Quem está dentro não quer sair, e quem está de fora quer entrar.  A famosa lei do retorno pode entrar em cena, mas tem que gastar muita sola de sapato para convencer o eleitor.

No Buriti também

A pesquisa deixa um recado bem claro para a cúpula do Palácio do Buriti. O estádio Nacional de Brasília não é suficiente para reeleger o governador Agnelo Queiroz. Os números atuais mostram que o brasiliense quer renovação. Nomes para vencer Agnelo já foram lançados. Só restar saber quem vai mexer melhor as peças do tabuleiro. Nessa história alguém pode acabar levando um xeque-mate.

PT engolido

O PT tem perdido espaço na cidade da Estrutural. E os números podem confirmar isso. Enquanto os petistas somam apenas 100 filiados,o PTC do deputado Agaciel Maia já conta com 500 filiados.

Já tem candidato

A adesão é tanta do PTC na Estrutural que até candidato a distrital já tem. Conhecido como Paulão da Estrutural, este líder comunitário e vigilante já tentou a vaga na CLDF, coincidentemente, pelo Partido dos Trabalhadores. Hoje, não se pode falar do PT perto dele. Para quem acompanha a anti-PT  revista Veja, viu em uma de suas edições o mesmo Paulão da Estrutural, juntamente com um colega, denunciarem uma suposta compra de votos por parte de um deputado federal e presidente de partido.

Bomba, bomba!!!

Por falar na Veja, o semanário revelou neste final de semana que o dinheiro apreendido no aeroporto JK há duas semanas – R$ 465 mil – tinha sim possível origem irregular. À saber: no dia, a pessoa que se intitulou dono da grana, Carlos Eduardo Carneiro Lemos, foi um dos investigados na CPI dos Correios, que foi justamente a semente do Mensalão. À época Lemos disse que não tinha ligação com políticos. O título da matéria prevê uma história de suspense: Novo escândalo de dinheiro na cueca vai chacoalhar Brasília. Veremos…

Final feliz

Apenas para terminar com uma boa notícia: o portal Guardian Notícias foi a ponte para um reencontro emocionante na última semana. Aconteceu o seguinte: o jornal tinha feito uma matéria sobre a Chácara Santa Luzia, uma ocupação irregular próximo à Estrutural. A foto usada para ilustrar a reportagem foi do senhor Valdomiro Pereira Nunes. Esta matéria foi escrita em março. Pois bem. Quando foi na semana passada, o filho de Valdomiro acessou o portal lá em Sorocaba, em São Paulo. O mais interessante: eles não se viam a mais de 20 anos. Imediatamente, o filho entrou em contato com o portal aqui em Brasília. Até a Polícia Civil tinha sido acionada para procurar seu Valdomiro.

Reencontro

A matéria foi escrita pelo jornalista Elton Santos. E ele mesmo promoveu o encontro entre o pai e filho aqui em Brasília na última quarta-feira. Agora, seu Valdomiro, que tinha uma situação muito delicada de saúde aqui no DF, terá um novo lar em Sampa e vai reencontrar, inclusive, a mãe e o pai dele, que achou que já tivessem morrido. Parabéns ao portal por esse bonito trabalho.

FRASE DA SEMANA:”Foi preciso o Correio Braziliense colocar em manchete a farra de lotes das cooperativas habitacionais para o MPDF soltar uma nota informando que estava abrindo um procedimento de investigação.  Neste ritmo quando chegarem no local todos os lotes já terão sido vendidos.”

JOSENY LOPES 04062013


Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial