quarta-feira, 10 de julho de 2013

Chapa de oposição do Sindicato dos Motoristas de SP bloqueia terminais

Chapa de oposição do Sindicato dos 

Motoristas de SP bloqueia terminais

Pelo menos 11 terminais de ônibus estão paralisados, segundo a SPTrans.
Coletivos param do lado de fora para não interromper serviço.

Terminal João Dias tem circulação de ônibus interrompida por protesto (Foto: Letícia Macedo/G1)Terminal João Dias tem circulação de ônibus interrompida por protesto (Foto: Letícia Macedo/G1)
Motoristas e cobradores de ônibus de uma chapa de oposição à atual presidência do Sindicato dos Motoristas de São Paulo realizavam uma manifestação que bloqueava pelo menos 11 terminais de ônibus por volta das 9h desta quarta-feira (10). Segundo a SPTrans, apesar dos transtornos, a manifestação não interrompia o funcionamento das linhas, já que os ônibus realizavam o embarque e desembarque de passageiros do lado de fora dos terminais.
No horário, os manifestantes impediam a entrada e a saída de coletivos nos terminais Parque Dom Pedro, Santo Amaro, Capelinha, Campo Limpo, Grajaú, Varginha, João Dias, Lapa, Pirituba e os terminais Mercado e Sacomã, do Expresso Tiradentes. Segundo o Metrô, que também opera no Terminal Santana, os trens funcionavam normalmente nesta manhã, e os usuários não enfrentavam bloqueios no embarque e desembarque. Segundo site da SPTrans, Em São Paulo são, ao todo, 28 terminais municipais e um intermunicipal.
O bloqueio dos acessos aos terminais acontece na véspera do início da eleição do sindicato, em plena campanha eleitoral - o Sindicato dos Motoristas de São Paulo entra em eleição a partir desta quinta-feira (11). A manifestação também reivindica a mudança da lei 13.207, que garante a presença dos cobradores nos ônibus.
No Terminal João Dias, os passageiros parados na plataforma são orientados a usar o Metrô. Segundo funcionáriois do local, a paralisação começou por volta das 8h.
Em entrevista à Rádio CBN, o secretário dos Transportes de São Paulo, Jilmar Tatto criticou o bloqueio dos terminais. "Um absurdo você parar um terminal, uma linha de ônibus em função de uma disputa sindical".
Aposentada Janete Rossi,74 anos, aguardava há uma hora o ônibus no Terminal João Dias para ir a Santo Amaro (Foto: Letícia Macedo/G1)Aposentada Janete Rossi, 74 anos, aguardava há
uma hora o ônibus no Terminal João Dias
(Foto: Letícia Macedo/G1)
Até as 9h, a SPTrans ainda não havia uma estimativa de quantos passageiros são afetados pelo protesto. A empresa informa ainda que a Polícia Militar e a Guarda Civil Metropolitana foram acionadas para garantir a segurança dos usuários e do patrimônio público. Até as 9h, a SPTrans, entretanto, ainda não havia solicitado uma ação da PM para desbloquear os terminais.
No dia 2 deste mês, os apoiadores da chapa de oposição à presidência do Sindicato dos Motoristas de São Paulo bloquearam três terminais de ônibus e fizeram um protesto até a Câmara Municipal. Ele chegaram a paralisar a operação no Terminal Dom Pedro II durante a manhã e bloquearam alguns acessos dos terminais Bandeira e Mercado.
Espera
A aposentada Janete Rossi, de 74 anos, esperava há cerca de uma hora por um ônibus no Terminal João Dias. Ela deveria seguir para Santo Amaro, onde precisa pagar o seu aluguel. "Para mim, essa paralisação estava prevista para amanhã", disse ao G1.
Mesmo fora do horário de pico, passageiros enfrentam filas nos terminais paralisados nesta manhã. Não há previsão para que a circulação seja normalizada.
Interdições
Segundo a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), há interdições no trânsito nas proximidades dos terminais de ônibus da capital que estão bloqueados pelos sindicalistas. Há bloqueios nos arredores do Terminal João Dias, nos dois sentidos da Avenida João Dias; no Terminal Varginha, na Avenida Paulo Guilguer Reimberg; no Terminal Santo Amaro, com interdição nos dois sentidos da Avenida Padre José Maria; no Terminal Capelinha, na Estrada de Itapecerica; no Terminal Santana, na Avenida Cruzeiro do Sul; no Terminal Grajaú, na Avenida Dona Belmira Marin; no entorno do Terminal Parque Dom Pedro II; e no Terminal Sacomã, nos dois sentidos da Rua Bom Pastor.
.
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial