quarta-feira, 24 de julho de 2013

Um novo PMDB em construção

Um novo PMDB em construção



Está em curso a montagem de um novo PMDB. Essa convicção foi assumida pelo único deputado federal brasiliense do partido, o ex-secretário Luiz Pitiman, após reunião com o vice-presidente da República, Michel Temer, que também é o presidente nacional licenciado do PMDB. “Pela primeira vez”, declara Pitiman, “o PMDB dá mostras de entender que não é feito só de grandes lideranças regionais”. A conversa fez parte de uma ofensiva de Temer para ouvir toda a bancada federal peemedebista sobre temas como a aliança com o PT ou o apoio à reeleição de Dilma Rousseff. 

Da aliança com o PT às chances de reeleição

Presidente da Fundação Ulysses Guimarães e aliado histórico de Temer, o ex-ministro Eliseu Padilha tem recebido os deputados com uma espécie de questionário. Os parlamentares respondem o que pensam sobre a aliança com o PT, se estão dispostos a disputar reeleição, como estão em aliança estadual e se têm candidato e chapa em seus estados para 2014. Depois de respondido o questionário, os deputados são recebidos por Temer.

Não apenas as lideranças regionais

Pitiman acredita que o quadro de crise levou à constatação de que se precisa construir um partido unido e grande, contando para isso com a opinião de todos. Sente essa disposição tanto por parte de Temer quanto de Eliseu Padilha. “Emitem sinais claros de que têm a intenção de acompanhar a maioria e não ouvir apenas as lideranças regionais”, revela o deputado. Para ele, é uma preocupação que não se notava desde a desaparição de Ulysses Guimarães.

Risco de explosão lá na frente

Para Pitiman, é preciso ultrapassar a ideia de um partido de ênfase em lideranças nacionais “para que todos deem as mãos, até para, se for o caso, ajudar a presidente a superar a crise atual. É um desafio novo. “Se o maior partido da base se funda em posições extremamente divergentes, correrá o risco de explodir mais à frente”, constata.

 Fonte: JORNAL DE BRASILIA - See more at: http://docafezinho.com.br/?p=26786#more-26786

JOSENY 24072013
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial