terça-feira, 20 de agosto de 2013

Chapa dos sonhos da oposição para o GDF

COLUNA NOS BASTIDORES DA POLÍTICA COM CELSON BIANCHI- A VOZ DA VERDADE


        

Nos Bastidores da Política é um quadro semanal e traz para os ouvintes, leitores e eleitores as particularidades e as informações ocultas do Poder.O quadro vai ao ar todas as terças-feiras das 7h às 8h da manhã na Rádio Mania 104 FM e das 8:05 às 8:25 na Paranoá FM 98,1

.
Sonhos e Pesadelos
.
Aos poucos o clima eleitoral de 2014 vai tomando conta da atmosfera do Distrito Federal e a chapa mais esperada pode reunir dois pesos pesados da política local, para desespero da turma que ocupa o Buriti. Estou falando da chapa dos sonhos da oposição que pode reunir o ex-governador Arruda, como candidato a governador e a herdeira do legado da família Roriz a deputada distrital Liliane Roriz para vice. Esta chapa pode dar pesadelos para os atuais ocupantes do palácio do buriti mais mexeria com os alicerces da política local. Quem viver verá.
.
Conselho ao pé do ouvido
.
Um peso pesado do Partido da República aconselhou o deputado Ronaldo Fonseca a repensar sua decisão de sair do partido caso o ex-governador Arruda venha a ingressar no PR. Com a pesquisa eleitoral na mão o bom conselheiro relembrou Ronaldo Fonseca que ele se elegeu pela coligação de Roriz e que isto não o impediu de se juntar a base de Agnelo, mas o quadro eleitoral de hoje é completamente diferente e a alta rejeição somada aos baixos índices nas pesquisas não permitem, como em 2010, que se aposte cegamente que o novo caminho vá obter o mesmo resultado do passado. Além disso uma composição na chapa eleitoral comandada pelo PT não dará o mesmo espaço que o PR poderá lhe proporcionar, o que levou Ronaldo a refletir com mais cuidado sobre o seu futuro. Afinal, quem avisa amigo é.
.
Vergonha nacional 
.
Caiu como uma bomba os dados da própria Secretaria de Saúde do Distrito Federal apontando que a quantidade de casos de morte materna decorrentes do parto no Distrito Federal é mais do que o dobro do aceitável pela Organização Mundial de Saúde. Depois de mais de dois anos e meio de gestão, o que na campanha era prioridade absoluta do atual governador, na prática se transformou no seu maior pesadelo, o que pode afundar de vez a luta por um segundo mandato e abater em vôo a candidatura para federal do atual secretário da pasta. Em obra a propaganda mostre momentos dourados a realidade do cidadão que procura assistência médica ainda é comparável com filme de terror. Uma vergonha para quem tem o maior orçamento do DF.
.
Vergonha Nacional II
As imagens mostradas em rede nacional de televisão da agressão sofrida por um torcedor do flamengo que foi espancado por são paulinos na porta do estádio Mané Garrincha e o descaso dos policiais militares que assistiram a tudo sem interferir, mostra, mais uma vez, a falta de comando. Exibida em todo o país as imagens chocaram e podem levar a degola cabeças coroadas que se imaginavam imunes ao diário oficial. Apesar de todo o esforço da cúpula da segurança em comparar os índices de criminalidade dos dois primeiros anos de governo com o atual não afastam em nada o sentimento de insegurança que tomou conta da população. Mas como desgraça pouca é bobagem um internauta ao postar as imagens na internet sentenciou como resultado do UFC a céu aberto: “É o novo caminho chegando junto”.
.
Proposta Indecente
.
A ousadia do Ministério Público do Trabalho em propor ao GDF que banque os milhões das rescisões trabalhistas das empresas de ônibus que perderam a licitação para os novos ônibus é o desfecho mal acabado de uma história que vem se mostrando com o pior enredo de irregularidades jamais visto. Tirar dinheiro público para ajudar os barões do transporte como Wagner Canhedo, Walmir Amaral e companhia é zombar com a cara do povo de Brasília. Nem para os funcionários do Instituto Candango de Solidariedade, que mal ou bem em sua grande maioria trabalhavam em unidades do GDF a ousadia foi tanta e milhares de ações trabalhistas ainda correm na justiça do trabalho frente ao GDF. Agora para atender empresários milionários que agora dizem não ter como pagar a rescisão de seus funcionários é para se transformar no maior escândalo da nossa cidade. Pior é que a proposta vem do Ministério Público, instituição que deveria zelar pela boa aplicação do dinheiro do tesouro distrital. Repetindo Boris Casoy: É uma vergonha”.
.
Clima pesado 
.
Na semana passada os deputados Chico Leite (PT) e Liliane Roriz (PSD) trocaram farpas no plenário da Casa. O disse-me-disse foi motivado pela proposta de Chico Leite (PT) para a criação de uma CPI para investigar todos os contratos do Metrô desde a gestão de Joaquim Roriz. Liliane ouviu que Chico estaria dizendo por aí que ela não assinaria o requerimento, mas o Petista nega tais boatos. De certo mesmo é que mesmo no governo tem gente que não quer nem ouvir falar em CPI, afinal sabe-se como começa, mas ninguém sabe como termina.
.
Eliana no PPS. Agora vai .
Estará oficialmente aberta na semana que vem a temporada de mudança partidária pré-eleitoral. A primeira transferência de peso prevista para esse ciclo é da distrital Eliana Pedrosa , que já definiu sua saída ao PSD. Enquanto outros candidatos preferem deixar a filiação para os últimos momentos do prazo, que só se esgota em outubro, a deputada prefere agir de imediato. Eliana que sonha com o Buriti, mas aceita ser vice, sabe que no PSD suas pretensões podem ser encerradas de cima para baixo e que a mudança de partido é necessária para manter viva sua pretensão. Há quem defenda uma possível chapa Arruda-Eliana, que pode se mostrar uma excelente alternativa para as eleições de 2014. É hora de fazer apostas.
.
Era preciso?
.
A falta de espaços para guardar aviões tem custos altos para os cofres públicos. A Secretaria de Segurança Pública do DF terá que alugar um hangar no Aeroporto Internacional Juscelino Kubitschek para guardar as aeronaves das corporações ligadas à pasta. O contrato com a Inframérica, que administra o terminal, é de R$ 2,4 milhões e vale até 2018. Mas os gastos da segurança pública não param por aí e uma empresa conhecida da cidade já está esfregando as mãos para abocanhar o contrato milionário de vigilância dos postos comunitários de segurança. É a empresa privada fazendo o papel da polícia.
.
Na telinha
.
Na semana passada o Jornalista do Guardian Notícias – Jean Marcio Soares – fez uma excelente reportagem em que mostrava a indignação dos eleitores com atual gestão da CLDF. Na reportagem, ele resgatou uma expressão que foi muito usada por manifestantes, que gritavam palavras de ordem se referindo à Câmara Legislativa como a “Casa do Espanto”, e a decisão da maioria governista de empurrar com a barriga os processos contra os envolvidos no esquema de corrupção da Caixa de pandora, fez ainda mais verdadeiro o batizado popular.
.
Amado amargo 
.
Os R$ 400 mil pagos ao cantor Amado Batista para o show do aniversário do Itapoã derrubaram o administrador da cidade e levantaram suspeita sobre vários eventos realizados na cidade, diante disso, a Secretaria de Transparência decidiu investigar todos os contratos e compras realizadas no Itapoã. A cada passo da investigação a suspeita se confirma e só fazendo mágica se poderá livrar os responsáveis das barras dos tribunais. Tem coisa de deixar o cabelo em pé.
.
A casa caiu
.
Foi descoberto na semana passada pela revista Veja uma empresa que atuava clandestinamente fazendo ataques a críticos do governo e adversários políticos. O que a Veja não publicou, mas o jornalista Mino Pedrosa publicou, é que Márcia Godoy dos Santos, que se passava por várias pessoas atacando autoridades e jornalistas pelas redes sociais, é amiga do governador  há muitos anos. A página na web criada pelo governo com o endereço www.agneloqueiroz.com.br tem como responsável pelo domínio a amiga, Márcia Godoy, que usa pseudônimo supostamente a mando da autoridade máxima do GDF para denegrir a imagem de adversários e seus familiares.
Essa história já fez uma vítima, o secretário de Publicidade Abimael que vai deixar o cargo. Mas esse caso ainda vai render.
.
Sem vacina no Paranoá
A presidente da Comissão de Saúde da Câmara Legislativa, Liliane Roriz, denúncia que postos de saúde da área rural do Paranoá correm o risco de serem excluídos da campanha de vacinação da Secretaria de Saúde. Segundo a parlamentar, moradores a procuraram para relatar que um dos únicos postos para atendimento da comunidade está fechado há pelo menos quatro meses.
.
Saúde rumo ao Buriti
O ex-governador Joaquim Roriz está tão preocupado com sua saúde, que no mês passado, viajou para São Paulo para realizar um check up relativo à cirurgia cardíaca a que foi submetido. Nos últimos dias, ele tem se dedicado com muito empenho à fisioterapia. . Pensa até em uma fórmula radical para escapar à hemodiálise: quer tentar um transplante de rim, intervenção pouco frequente para quem já tem 77 anos. Seus interlocutores só têm uma explicação para isso. Roriz quer mesmo ser candidato a governador e não admite que a saúde represente uma barreira, mas o plano B já está preparado.
.
Expresso rumo à Luziânia
Vice-líder do governo no Senado, Gim defendeu a expansão do Expresso DF, o veículo leve sobre pneus, até Luziânia, passando por Novo Gama, Valparaíso e Cidade Ocidental. “Batalhei para garantir o BRT até o Gama e Santa Maria e não vou descansar enquanto não ver sua expansão até Luziânia incluída no PAC Mobilidade”, afirmou o senador em recente solenidade, diante do vice brasiliense Tadeu Filippelli e do governador goiano Marconi Perillo.
.
Mais benefícios para os portadores de necessidades especiais
O deputado distrital Benedito Domingos (PP) protocolou Projeto de Lei que dispõe sobre a obrigatoriedade da existência de veículos adaptados em Centros de Formação de Condutores (CFCs) em todo o Distrito Federal. O projeto estipula que, no mínimo, 5% das frotas sejam adaptadas para uso de pessoas que tenham alguma necessidade especial.
.
Artistas em alta
O deputado distrital, Agaciel Maia (PTC) está reunindo os principais músicos da cidade para tratar dos direitos da categoria. Para o distrital o governo precisa de um código de conduta para que os artistas da cidade não sejam prejudicados. Para o parlamentar nesse caso a legalidade deve prevalecer. Para Agaciel os músicos e artistas prestam um relevante serviço para Brasília. Por esse motivo a categoria precisa ser prestigiada pelas autoridades.
Frase da semana: “Com tantas quedas no governo do novo caminho já tem gente chamando o Palácio do Buriti de Foz do Iguaçu.’


Fonte- See more at: http://docafezinho.com.br/?p=27633#more-27633

JOSENY LOPES 20082013
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial