sexta-feira, 6 de setembro de 2013

Fumando cachimbo da paz

  

06092013
A montanha foi a Maomé e não pariu um rato. Esta semana, durante encontro entre o vice-presidente da República, Michel Temer, o ex-cacique do PMDB Joaquim Roriz e o vice-governador, Tadeu Filippelli (foto), foi selado um acordo que muda o quadro de candidaturas ao Palácio do Buriti. Michel Temer vai ter de explicar para a presidente Dilma como o PMDB vai se comportar nas eleições de 2014, em Brasília.
O rompimento de Tadeu Filippelli com o governador Agnelo Queiroz já é público. O esvaziamento dos cargos que Filippelli comanda no governo já é sinal de retaliações. O velho cacique Joaquim Roriz novamente dita as regras, desta vez com o poder do vice-presidente, Michel Temer.
A política ensina que não se deve armazenar, no fígado, traições ou movimentos que possam, no futuro, impedir parcerias ou apoios. Na verdade, o grupo de Joaquim Roriz saiu na frente e já está pronto para lançar candidaturas e aglutinar apoios inclusive de membros do PT. A proeza vai acontecer no dia 3 de outubro, quando as filiações terão que ser registradas.
Por enquanto, a água ainda está turva e não se pode enxergar o fundo. Mas o ex-governador José Roberto Arruda será o fiel da balança. Arruda pode disputar um assento no Senado, abrindo mão do comando no Buriti e tendo o apoio da frente de oposição batizada, por esta coluna, como a Frente da Faxina.
O eleitorado brasilense pede renovação.
Por isso é importante levar em conta que uma terceira via pode decidir o destino do Buriti. A montanha foi a Maomé no encontro do velho cacique Joaquim Roriz e Michel Temer, que, de contrapeso, levou Tadeu Filippelli. Vale a pena lembrar que foi o mesmo Tadeu Filippelli, junto com Michel Temer, que ceifou a cabeça do velho cacique quando este perdeu o comando do PMDB para Filippelli se aninhar nas axilas do Partido dos Trabalhadores.
Há quem diga que o preço político para Filippelli voltar a pedir a benção ao padrinho foi alto. Enquanto isso, este colunista se diverte com todo esse imbróglio

Fonte: JORNAL DE BRASILIA – MINO PEDROSA- See more at: http://docafezinho.com.br/?p=28167#sthash.tDT5V1ua.dpuf

JOZENY LOPES
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial