terça-feira, 24 de setembro de 2013

TSE manda recontar apoios à criação da Rede

TSE manda recontar apoios à criação da Rede
Fonte: Blog do Josias - UOL - informandoedetonando - 24092013
A ministra Laurita Vaz, corregedora-geral do TSE, pode ter cravado o derradeiro prego no caixão da Rede Sustentabilidade. Atendendo a um pedido do Ministério Público Eleitoral, ela mandou recontar as assinaturas de apoio à legenda de Marina Silva. Com isso, tornou ainda mais difícil o processo de obtenção do registro do partido em tempo de disputar a eleição presidencial de 2014.

Para obter sua certidão de nascimento, a Rede precisa do apoio de 492 mil eleitores. Na conta da legenda, há no TSE 304 mil assinaturas. Na última sexta-feira, porém, o procurador-geral-eleitoral Eugênio de Aragão concluiu que apenas 102 mil dessas rubricas foram devidamente certificadas pelos cartórios eleitorais. Pediu ao TSE que determinasse a recontagem dos apoios. Laurita deferiu a solicitação.

Na noite desta segunda (23), a ministra converteu o processo de criação da legenda de Marina em diligência. O problema é que o prazo para a recontagem das assinaturas é curto. A sessão de julgamento do pedido de registro da Rede deve ocorrer está em 4 de outubro. Pela lei, o partido só pode pedir votos se estiver regularizado até um ano antes da eleição.

O primeiro turno da eleição de 2014 será em 5 de outubro. Quer dizer: se não vier à luz na sessão do próximo dia 4, a Rede estará fora do jogo. Nessa hipótese, Marina, uma candidata de 26% do eleitorado, segunda colocada em todas as pesquisas, viraria instantaneamente a mais competitiva adversária que Dilma jamais terá.

JOSENY
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial