sábado, 8 de fevereiro de 2014

Comando da PM desmente falta de curso prático para conduzir viaturas

Comando da PM desmente falta de curso prático para conduzir viaturasNesta manhã, os veículos oficiais da corporação não saíram às ruas

 08/02/2014

O comandante da Polícia Militar do DF, Anderson Carlos Moura, desmentiu, neste sábado (8/2), as alegações de militares, que estariam impossibilitados de conduzir as viaturas dos Batalhões do Guará e Santa Maria. Segundo alguns PMs, eles não poderiam conduzir os veículos por não terem feito o Curso Prático de Motorista de Viaturas de Emergência (CPME) exigido pela lei 9.503 de 29/09/1997, artigo 145, inciso IV.

Policiais a pé, em Santa Maria (Breno Fortes/CB/DA Press)
Policiais a pé, em Santa Maria


Moura explicou que o curso dá o treinamento exigido e que uma circular será distribuída para todos os PMs, reafirmando esse posicionamento. A portaria n° 893 reconhece os cursos de formação da corporação como equivalentes ao curso de especialização para condutores de veículos de emergência. Os policiais que não se sentem capacitados para a atividade foram para a rua a pé.

Circular do comando da PM (Reprodução/PMDF)
Circular do comando da PM


Entenda

As viaturas dos Batalhões da PM do Guará e Santa Maria não saíram às ruas neste sábado (8/2). Apesar de declarado o fim da operação tartaruga, os pátios dessas duas unidades estavam cheios, conforme constatou a reportagem do Correio. Enquanto na internet integrantes da corporação adotam a bandeira da chamada "operação legalidade", nas ruas de Santa Maria, apenas dois policiais foram vistos durante esta manhã: o policiamento foi feito a pé.

Após uma reunião entre oficiais na sexta-feira (7/2), PMs foram enviados em um micro-ônibus até a Cidade Estrutural para realizarem ronda a pé. O deputado distrital Patrício, que faz parte da bancada da segurança pública na Câmara Legislativa, disse que acompanha de perto a negociação. "Os PMs estão em uma situação de improviso, já que não foram capacitados. O policiamento a pé é comum, mas o desempenho do policial é muito menor", contou em entrevista publicada no Correio, na madrugada deste sábado.

Nesta manhã, em evento na Asa Sul, o governador Agnelo Queiroz informou que já havia determinado que o comandante da corporação resolvesse o problema.

Fonte:http://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/cidades/2014/02/08/interna_cidadesdf,411839/comando-da-pm-desmente-falta-de-curso-pratico-para-conduzir-viaturas.shtml

SGT JOSENY LOPES 08022014
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial