terça-feira, 11 de março de 2014

Denunciada por racismo: "nunca tive relações com pessoas de cor escura"

Denunciada por racismo: "nunca tive relações com pessoas de cor escura"A australiana já respondia pelo crime em sindicância na CEB, empresa onde trabalha


O Ministério Público denunciou, na última sexta-feira (7/3), a australiana Louise Stephanie Garcia Gaunt pela prática de crime de racismo. Ela é suspeita de agredir verbalmente uma manicure em um salão de beleza na Asa Sul e também funcionárias da limpeza da Companhia Energética de Brasília (CEB).

O primeiro fato refere-se ao suposto crime praticado por Louise na CEB, onde ela trabalha. Segundo a denúncia, em 18 de junho do ano passado, a australiana teria ofendido duas funcionárias terceirizadas da companhia responsáveis pela limpeza. Louise teria demonstrado aversão ao vê-las no banheiro e se retirou de maneira hostil, batendo com força a porta.



Em sindicância que respondeu à CEB, a australiana desdenhou da situação. Ela teria dito, de acordo com o MP, que entende "que errar é humano e ser preconceituoso também". Alegou que não poderia fazer nada, uma vez que é estrangeira. Ainda de acordo com o MP, a mulher justificou a atitude racista e disse que "foi criada em ambiente estrangeiro e nunca teve relação com pessoas de cor escura".

A outra denúncia refere-se ao crime praticado por Louise contra a manicure de um salão de beleza na Asa Sul, em fevereiro deste ano. Ela se negou a ser atendida pela profissional e disse: "pessoas da sua cor me incomodam".


A denúncia foi feita pelo Núcleo de Enfrentamento à Discriminação (NED) do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT). O crime está previsto na lei 7716/1989 que consiste em praticar, induzir ou incitar a discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional. A pena prevista é de reclusão de 1 a 3 anos, além de multa. A denuncia foi feita na última sexta-feira (7/3).
Correio tentou entrar em contato com o advogado de Louise Gaunt, mas não teve resposta até a publicação da matéria.
Fonte:http://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/cidades/2014/03/10/interna_cidadesdf,416691/denunciada-por-racismo-nunca-tive-relacoes-com-pessoas-de-cor-escura.shtml
SGT JOSENY LOPES 11032014
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial